quinta-feira, 5 de março de 2009

ATIVIDADE I - SOCIOLOGIA - 1 ano, 2 ano e 3 ano - Ensino Médio

DIA 8 DE MARÇO DE 2009
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
FRASE PARA REFLEXÃO:

"LUGAR DE MULHER É NA COZINHA"


















Chico Buarque
MULHERES DE ATENAS
Para ouvir a música clique aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=094GnJWIrCw
...Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Geram pros seus maridos
Os novos filhos de Atenas
Elas não têm gosto ou vontade
Nem defeito, nem qualidade
Têm medo apenas
Não tem sonhos, só tem presságios
O seu homem, mares, naufrágios
Lindas sirenas, morenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Temem por seus maridos
Heróis e amantes de Atenas
As jovens viúvas marcadas
as gestantes abandonadas, não fazem cenas
Vestem-se de negro, se encolhem
Se conformam e se recolhem
As suas novenas Serenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Secam por seus maridos...


“ A SAGA DA MULHER CONTEMPORÂNEA ”
(Faustino Vicente)
http://www.youtube.com/watch?v=MnUOAmbr9WQ&feature=related
“O século passado notabilizou-se por grandes transformações científicas, tecnológicas, econômicas e sociais, tendo os historiadores destinado um capítulo especial para o despertar da mulher, na busca de seus direitos e resgate de valores subjacentes. Consciente, e inconscientemente, a mulher deu a luz a maior revolução mercadológica das últimas décadas levando as lideranças empresariais a descobrirem o riquíssimo potencial do 'produto' que mais agrega valor para a mulher contemporânea – a praticidade. Fruto desse valor percebido surgiram os alimentos semi-preparados e prontos, as roupas feitas para todos os gostos e bolsos, os eletrodomésticos de grande utilidade no lar e uma gama enorme de serviços domiciliares. A concentração de produtos e serviços oferecidos pelos shopping centers, os transportadores de escolares, o delivery e tantas outras ofertas que tiveram como alvo principal poupar tempo – única 'matéria-prima' que não tem reposição - daquelas que cumprem, no mínimo, duas jornadas de trabalho. Ah! Não podemos nos esquecer das facilidades da sedutora Internet e do irresistível celular, que revolucionaram o sistema de comunicação. A instituição do Dia Internacional da Mulher nos permite crer que elas têm, sim, o que comemorar, porém entendemos que a data deva se constituir num fórum de debates sobre a não observância de determinados direitos, que continuam privilegiando os homens. Um dos exemplos mais gritantes é o da não aplicação do princípio da isonomia salarial. Entre as diversas causas do avanço da participação da mulher no mundo dos negócios destacamos o seu mérito pessoal, a escalada de desemprego, o sonho da independência financeira e econômica e a ajuda no orçamento familiar. Colaboraram, também, a perda do poder aquisitivo, o desejo natural de assegurar melhor padrão de qualidade de vida aos filhos e a certeza de que poderia desempenhar, com a mesma eficácia e dignidade, tantas outras tarefas como a de dona de casa – que aliás, ela nunca abandonou. Suprir essas necessidades e acreditar no sonho de dias melhores motivam as mulheres a 'trabalhar fora', apesar da injustiça salarial caracterizar grande parte do universo feminino. Servidoras públicas, profissionais liberais e funcionárias de empresas que, realmente, praticam os princípios da responsabilidade social são alguns exemplos de isonomia salarial. É justo reconhecer que a mulher é a alma do Terceiro Setor, cujo desenvolvimento tem resgatado a cidadania de um sem número de pessoas. A sua sensibilidade e a sua capacidade de se indignar diante das injustiças sociais mostram que ela é mais generosa em compartilhar, com o próximo, o mais precioso tesouro do planeta – o conhecimento. Ela prova que a parte mais importante do corpo humano não é o cére
bro e nem o coração - é o ombro... o ombro amigo.




Atividade(produção de texto argumentativo) - atividade valendo 2,0 pontos
Para realizar esta atividade siga os passos:
PRAZO PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE: ATÉ DIA 20 DE ABRIL DE 2009

A) Ler : a "Frase" ;
B) leia fragmento da musica"Mulheres de Atenas"
C) leia o Texto " “ A SAGA DA MULHER CONTEMPORÂNEA ”
D) Fazer uma uma reflexão
E) publique sua opinião (texto argumentativo)

F) Nâo se esqueça de colocar no seu comentario: seu nome completo, série e turma, nome da Escola e e-mail

30 comentários:

PROF SOCIOLOGIA disse...

Suseeeeeeeeeeete, o blog de sociologia ARRASOUvoce é realmente demaisssssssssss!!!!!!!!teve um cuidado em colocar questoes basicas para entendimento da sociologia, a letra do Chico linda seria legal se o blog pudesse tocar a musica mas isso acho impossivel mas voce escolheu a letra ideial pertinente para contraponto com as mulheres ocidentais, bom para discussão sobre diversidade cultural, o texto sobre a vida da mulher contemporanea e suas "conquistas" enfim só achei pra mim que tenho problemas de visão os textos com letra muito pequena ou sem negrito mas não sei talvez sem espaço Mas só tenho a dizer PARABENS!!!!ADOREI VOCE ARRASOU Será uma ferramenta e tanto para A gente trabalhar. Ontem ja passei para os alunos, alguns reclamaram disseram da dificuldade de usar a internet aquele chororo sabe .Mas a grande maioria foram receptivos anotaram o endereço, agora vamos esperar ....Voce vai enviar a senha e o modo de entrar lá...bjs amiga muita Luz para voce

carlinhos disse...

olá professora,meu nome é Carlos Henrique Rengel e estou no primeiro ano(a) na escola ana siqueira da silva,eu só tenho orkut e msn se servir são
carlos.999@hotmail.com(msn)e carlos_mpnaruto@yahoo.com(orkut)
Bom o meu comentário é o seguinte:
eu acho que apesar do preconceito a mulher vem conquistando(ou começando a conquistar)um espaço maior na sociedade,e mostrando que tem capacidades iguais ás dos homens.
Com isso eu digo:lugar de mulher é sim na cozinha mas também em vários outros lugares em que os homens participam.

Ana Santos disse...

OLA MINHA AMIGA SO VC MESMO NE COM TODO ESSE GABARITO E COMPETÊNCIA. PARABÉNS MAIS UMA VEZ A TI. ISSO SÓ PROVA A PESSOA LINDA, MARAVILHOSA E ILUMINDA QUE TU ÉS. QUE DEUS TE ILUMINE E TE ABENÇÕES SEMPRE, POIS VC É UM ESPIRITO DE LUZ QUE SÓ VEIO PRA SOMAR NA MINHA VIDA. PARABÉNS POR COLOCAÇÕES TÃO INTELIGENTES E SÁBIAS. BEIJOS CARINHOSOS.

M.S.B disse...

ESCOLA: Ana siqueira
1 Ano B (do ensino médio)
Nome: Mayara dos santos benevides
e-mail: estrela-dente@hotmail.com
orkut: filhadosol@love.com
turma: manha

Bom...acho que essa frase "lugar de mulher é na cozinha" é um ato de machismo nos mulheres temos direito de ser independentes, trabalhar, e não depender de homem nenhum...
logicamente que eu acho também que a mulher deve zelar pela familia (marido, filhos, casa e etc..)como qualquer outra mulher.

Achei bonita essa musica do Chico Buarque
"MULHERES DE ATENAS"
Mas não gostei da parte que ele fala "Elas não têm gosto ou vontade
Nem defeito, nem qualidade
Têm medo apenas
Não tem sonhos, só tem presságios" toda mulher tem o direito de ter sonhos, gostos, vontades, etc...

Nos mulheres tem começado a conquistar um lugar nesse mundo e mostrar que podemos muito bem fazer o que os homem fazem, temos capacidade iguais aos homens.

“ A SAGA DA MULHER CONTEMPORÂNEA "

No texto diz:
"Entre as diversas causas do avanço da participação da mulher no mundo dos negócios destacamos o seu mérito pessoal, a escalada de desemprego, o sonho da independência financeira e econômica e a ajuda no orçamento familiar "

Nos mulheres temos o sonho de ser independentes como disse antes, não só para não depender de homem algum mais sim para poder manter sua familia caso o casamento não tenha dado certo, apesar que essa é uma das maiores causas de divorcio, (nem todos os homens aceitam mulheres que ganham mais do que eles)
(outro ato de machismo).

Mais resumindo tudo, acho que nos mulheres conquistamos esse dia, nosso dia, mostramos para todos que nos podemos muito bem fazer o que os homens fazem, sem nenhum tipo de preconceitos.

ѕуℓмαяα ѕ2 ℓєσиαя∂σ disse...

Escola:Vicente Peixoto
Nome:Sylmara A. de Sousa 3°C(Noturno)
e-mail:sylmara_leonardojuan2hotmail.com
"Mulheres de Atenas"
Na musica de Chico Buarque,fica explicito o preconceito pelas mulheres,o que se leva a ver que as mulheres de Atenas não tem vida própria,vivem apenas para constituir familía,dar aos seus maridos os futuros guerreiros de Atenas,vivem pelos seus maridos;Elas são retrados falados das mulheres de antigamente onde quem tinha valor social eram os homens,direitos de se destacar publicamente perante a sociedade eram os homens.As mulheres eram vistas como donas de casa,que não podiam mostrar suas habilidades,beleza,para ninguém tinham que se curvar diante da sociedade.Eram simplismente descriminadas por serem mulheres.;

"A saga da mulher contemporânea"
Nesse texto vemos a importância das mulheres no mundo,na sociedade,mostra que nos mulheres temos direitos e deveres igual aos homens,mais ainda sim sofremos algumas discriminações.Temos sonhos,objetivos a serem realizados e alcançados,que o dia INTERNACIONAL DA MULHER nada mais é que um dia muito importante que deve ser lembrado,respeitado e comemorado,pois se não fosse por nos mulheres dar a luz a nova geração de pessoas ,darmos continuidade a vida,não existiria vida humana.
Nós mulheres merecemos todo o respeito e dignidade pois temos a mesma capacidade de progredir na vida que um homem tem.Já se passou a hora de acabar com o preconceito pelas mulheres.;

Unknown disse...

Bom Na minha opiniao, acho que a frase"Lugar de Mulher é na cozinha"não é certa,por que a mulher está conseguindo superar muitos dos obstaculos que antigamente nao conseguia,hoje em dia as mulheres fazem muitas atividades,trabalhos que o homem tambem faz,e é por isso que eu nao acho que o lugar da mulher seja só na cozinha.

Nome:Vinicius Marconi
Escola:Ana siqueira da Silva
Serie:1 G

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

na minha opiniao essa frase "lugar de mulher ena cozinha".Está compretamente errada,hoje em dia a mulher tem muito mais funçoes q so cuidar
da casa.As mulheres conseguem seguir qual q
profisão q tja vontade.Dia 8 de março,e um sibolo de conquista de vitória de dignidade coragem e amor aos seus semelhantes.dia 8 de março dia internacionalda mulher..............

aluno:jackson pereira dos santos

serie:2B

escola: jardim Canaã

email:jackson.19_2008@hotmail.com (msn)

orkut:jackson.19_2008@yahoo.com.br

e so me addd e nois.................

Unknown disse...

luana "A saga da mulher contemporânea"
Diz q nos mulheres no mundo e na sociedade lutaram para ter seus direitos iguais.
No almentos da mulheres no negocios mundias nos mulheres temos sim que comemorar o dia 8 de março de pois de tanta luta,para temos o nosso direitos temos q ter o nosso dia, dia das mulheres.
A frase lugar de mulheres é na cozinha
eu ñ concordo porque mulheres fazem coisas bem melhores do q homens lugar de mulheres e na sociedade com os nossos direitos iguais.

feliz dias das mulheres
nome: Luana Rocha

escola:E.E. Ana Siqueira da Silva

serie:1°g

Unknown disse...

Nome: Agath Christie Ribeiro de Mello.
Escola: E.E. Ana Siqueira da Silva
N° 01
Série: 1° H




Eu não concordo com a seguinte frase " Lugar de mulher é na cozinha", por que essa frase são de homens machistas, a mulher tem muita capacidade de conquistar seu lugar na sociedade, como anda conquistando, acho q todos tem os mesmos direitos, hoje em dia a mulher tem mais utilidade q os homens, por que antigamente as mulher so serviam para cozinhas e ter filhos, e hoje a mulher faz serviços q antigamente só homens faziam. As mulheres vêm conquistando seus lugares na sociedade a cada dia que passa. Hoje em dia os homens não vivem sem as mulheres, além de fazer seus deveres como mulher, trabalham, limpam a casa e fazem tudo que necessário.
Hoje a mulher não precisa mais depender dos homens, como era antigamente, pois elas trabalham e ganham seu dinheiro suado.
Hoje posso dizer que uma mulher é independende.

Anônimo disse...

Nome: Brenda Laís Lima de Farias
Escola: E.E. Ana Siqueira da Silva
Série: 2°A
e-mail(msn) htinha_baby15@hotmail.com
orkut: htinha_baby15@hotmail.com


" O preconceito que nós mulheres sofremos com esse negocio que "lugar de mulher é na cozinha" é nojento.Pois homens saibam que vocês estão muito enganados, pois nós não dependemos de vocês mais.Pois hoje temos nosso lugar na sociedade."


Porque nós mulheres temos que nos espelhar nos exemplos das MULHERES DE ATENAS? Pois aquelas sim sofriam, só serviam para gerar filhos..., não tinham vontade própria, e nem muito menos qualidade,e sim tinham medo, e secavam por seus maridos.Pois só se dedicavam por eles homens. Homens que nem sempre mereciam o nosso apoio e compreenção, nossa dedicação.


A mulher do século 21, é a mulher inteligente, é a mulher contemporânea , mulher que cuida, que é mãe , pai , familía, mulher responsável que conquistou o seu lugar no mundo e na sociedade. hoje nós mulheres conquistamos cargos de serviço, que só homens tinham capacidade de fazer.Capacidade que temos de sobra.Lutampos e guerreamos até hoje desde o começo brigamos por nossos direitos.

VIVA A MULHER .QUE A CADA DIA QUE PASSA POSSAMOS CRESCER MUITO MAIS !.

PARA TODAS AS MULHERES ...

"FELIZ DIA DAS MULHERES

Unknown disse...

Nome: Dênis Pimentel Raineri
Escola: E.E. Ana Siqueira da Silva
Série: 2°A
Msn: denis_pr2006@hotmail.com
Email:oompa_loompa_raineri@yahoo.com.br

A frase "Lugar de mulher é na cozinha" representa um espaço de machismo na sociedade. A mulher vem conquistando cada vez mais o espaço que merece na sociedade desde 8 de Março de 1857. Claro, que os homens não podem ser tão domésticos como as mulheres, refletindo esta frase, sim o lugar de mulher é na cozinha, mas também ela merece espaço em outros locais.

Por parte, a música mulheres de atenas tem uma letra lindíssima. Já por outra, representa certo machismo."Elas não têm gosto ou vontade
Nem defeito, nem qualidade
Têm medo apenas
Não tem sonhos, só tem presságios". A forma como o compositor trata da mulher, é algo realmente triste. Enxerga a mulher como um ser inferior, um ser que serve apenas para realizar o desejo dos homens. E, certamente isto esta errado. A mulher pode ser muito mais do que isso.

O que entendi do que conteúdo do texto, foi que a mulher é independente. Consegue trabalhar sozinha, e se possível, consegue evoluir muito mais que o homem profissionalmente, e muitos deles enxergam isto como algo errado. Uma mulher ganhar mais que um homem. Outro ridiculo ato de machismo. Da mesma forma que o homem ocupa lugar na sociedade, a mulher também. Da mesma forma que o homem recebe por seu trabalho, a mulher também. O que o homem não é capaz de fazer, é trabalhar e cuidar de casa como a mulher faz. Eu creio que algum dia a mulher conquistará os seus devidos direitos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Bom, na minha opinião a frase q se dirige dizer q ''lugar de mulher é na cosinha'' é totalmente machista, e mesmo ela sendo uma frase machista hoje em dia ñ é muito usada, pois até os homens aprenderam a reconhecer o valor q a mulher tem.
A mulher de hoje em dia é uma vencedora e merecedora de um dia só para simbolizar sua vitória , afinal ,todos sabemos q as mulheres em geral tiveram q passar por muitas dificuldades para poder ter os mesmos direitos de um homem

mulheres dignas de serem
MULHER!...
basta apenas valorizar o poder q nós mulheres temos....


JESSYCA WELUMA

2 ANO B

ESCOLA JARDIM CANAÃ

Anônimo disse...

Mulher na sociedade

Querendo ou não, hoje vivemos em sociedade, a opinião de cada um é muito importante seja qual for. Todos nos temos direitos, direito de igualdade, ninguém é melhor ou pior que alguém dependente de qual seja sua profissão, classe social ou até mesmo pelo seu sexo.
Hoje em pleno século XXI tem muitos homens que querem falar sobre direitos, mas esses homens sabem realmente o que são direitos? Todos somos livres e iguais, mas não é isso que vem acontecendo nos últimos anos.
A cada dia que passa a mulher vem garantindo mais espaço na Terra, vem mostrando quem elas realmente são. Já conseguiram muitas conquistas como o direito de votar, de trabalhar, de serem independentes. Mas ainda à muito que se conquistar.
Profissões que antes era normais de ser ocupada por homens, agora estão praticamente normais de serem ocupadas por mulheres. Vemos diariamente mulheres como cobradora de ônibus ou motorista, taxista, frentista e muitos outros empregos.
A mulher deixou de ser somente a aluna da escola, e passou a ser professora/diretora, deixou de ser a paciente no hospital para ser a médica/enfermeira, deixou de ser a passageira do ônibus e passou a ser motorista/cobradora, os anos vão passar e cada vez elas vão se destacar mais no mundo.
Somos de uma geração mutante, sem perceber passamos por modificações genéticas a cada dia, com essas modificações muda os pensamentos, a forma de ver o mundo, ficamos mais fortes contra algumas coisas e mais fracos diante de outras o mundo esta sempre em evolução. E nesta evolução esta as mulheres que a cada dia lideram cada vez mais esse mundo.
Por que tantas guerras? Por que tantas crises? Por que tanta violência? Só existe duas palavras para tudo isso: PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO. Enquanto o ser humano enxergar apenas o seu próprio nariz é isso que vai acontecer. Temos que ser mais tolerantes , mais pacíficos, menos preconceituosos e nunca, mas nunca mesmo discriminar alguém por qualquer que seja o motivo.
Todos nos fomos feitos da mesma partícula do universo, se você discriminar alguém estará discriminando a si mesmo.
Não importa a raça, a cor, o sexo, a linguá, ou a religião. Todos somos iguais, você e eu somos um!



Júlio César Marangoni E.E. “Professor: Vicente Peixoto”
3ºD Noturno jc_marangoni@hotmail.com

Anônimo disse...

ana siqueira nome maria cristina 1c
essa frase lugar de mulher e na cozinha e muito errada por que mulher nao e so diverssao tem que ser respeitada assima de tudo por que ela e a unica a dar vida ha um ser humano e deve ser esautada e nao humilhada.
beijos suzete

Anônimo disse...

NOME:lucas fernandes coelho

Nº21

SERIE:2ºB

JD.CANAÃ (NOTURNO)

na minha opinião isso era muitos anos atras agora as mulheres tem todos os direitos iguais aos dos homens, a não ser que ela seja uma chef de cozinha, ela tem condições de trabalhar e viver a vida que ela quiser,nenhuma mulher hoje é educada mais para cuidar de casa nem de familia hoje ela é educada para fazer boas faculdades , Hoje em dia os homens não vivem sem as mulheres, além de fazer seus deveres como mulher, trabalham, limpam a casa e fazem tudo que é necessário.

szMarinho disse...

Nome: Stephanie Cristine dos Santos Alves

Série:2ºE

Escola: E.E.Profº Vicente Peixoto


TEXTO ARGUMENTATIVO


Lugar de mulher é onde ela quer estar, a obrigação de mulher é aquela que ela quer fazer!
Para muitos a mulher ideal seria a famosa "Amélia",obedece ao seu marido calada e faz-se de feliz, mas para esses, infelismente os tempos mudaram.
Desde sempre as mulheres foram verdadeiras guerreiras cuidavam da casa, dos filhos, do marido e não reclamavam, mas como dizem por aí: "Quem quer vai à luta",as mulheres nunca reclamaram, agiram! E por isso estão aí conquistando o seu espaço e quebrando barreiras, pois correm atrás de seus objetivos. Está certo que ainda há preconceitos em relação à certas profissões, mas de méras donas- de-casa à empresarias, tivemos bastante evolução. Só que isso não é o suficiente, a luta não termina por aí, temos sim, que continuar lutando pela igualdade, independente de classe, raça ou sexo todos temos a mesma capacidade, ninguém é melhor que ninguém, somos todos iguais.
Já passou da hora de todos perceberem que não tem essa que as mulheres estão conquistando o lugar dos homens no mercado ou que os homens ainda dominam o mercado de trabalho, se todos agissem com igualdade não haveriam esses tipos de comentários.


Igualdade, essa é a idéia.

Anônimo disse...

LUGAR DE MULHER É NA COSINHA



ESSE CONCEITO JÁ ESTA ULTRAPASSADO, POIS A REALIDADE DE HOJE É BEM DIFERENTE. A MULHER MODERNA NÃO SE ENCAIXA NESTE PERFIL, ALIAS, ELAS SUPERAM TODAS AS ESPECTATIVAS DOS HOMENS E SI MESMA. HOJE TEMOS MULHERES QUE TRABALHAM EM MINAS, DIRIGINDO CAMINHOES ENORMES, E EM OUTROS SETORES QUE A POUCO TEMPO, PERTENCIAM APENAS AÕS HOMENS. NA MINHA OPINIÃO SOU A FAVOR DA MULHER MAIS INFORMADA, COM UMA VISÃO MAIS AMPLA, COM MAIS CONTEUDO. PARABENS A TODAS AS MULHERES DO MUNDO, VOCÊS SÃO VERDADEIRAS GUERREIRAS ; O SEU DIA, SÃO TODOS OS DIAS. E QUE SE FAÇA VALER O SACRIFICIO DE TODAS AS QUE ARDERAM NAS CHAMAS, NO DIA OITO DE MARÇO DE MIL OITOCENTOS E CINQUENTA E SETE, LUTANDO POR SUA INDEPENDÊNCIA.


NOME: PAULO CESAR DA SILVA VIANA
3ºC ESCOLA REMO (CANAÃ).

Anônimo disse...

LUGAR DE MULHER E NA COZINHA

O LUGAR DA MULHER É COM ELA MESMA, DESCANÇANDO E SÓ FAZENDO O QUE GOSTA. JÁ QUE TODOS SOBEMOS QUE A NÍVEL DE EVOLUÇÃO ELA AINDA É CONSIDERADA, SOMBRA DO HOMEM, OU PÁREA, CIDADÃ DE PRIMEIRA CLASSE.SÓ SERVE GERAR FILHOS E SER FONTE DE PRAZER, GANHA MENOS QUE O HOMEN TRABALHA POR TRÊS, E NÃO TEM DIREITO A ENVELHECER. RESUMINDO EM POUCAS PALAVRAS, A SUPER MULHER ESTA CANSADA.

VERA LUCIA MARQUES 3º C ESCOLA REMO (CANAÃ).

Unknown disse...

Ola professora meu nome é carlos Alberto Valerio Junior sou da Escola Ana Siqueira da Silva 3ano do ensino medio(3ºC )manha .
A frase "Lugar de mulher é na cozinha "
É um pouco machista Pois eu acho que a mulher é tão importante quanto o homen na civilização humana mulher por exemplo é mais organizada agora imagina o mundo sem organização os homens aprendem muito com as mulheres
mas por outro lado fikar na cozinha não é ruim ^^
mas as mulheres tem tanta competencia quanto o homen.

Anônimo disse...

Escola:ana siqueira
Aluna:gabriela.s.g.souza
série:1°b

Lugar de mulher é na cozinha?!

Descordo completamente,aonde já se viu isso,se todos pensassem assim,inclusive as milheres o Brasil não vai prá frente,pois cada mulher tem a liberdade,para escolher,aonde quer estár,com quem quer estár e o que quer fazer.Assim toda mulher tem a AUTORIDADE para dizer,se quer estár na cozinha ou não!.(não esquesendo de sua familia).

Mulheres de atenas:

Em certa parte concordo com chico buarque,hoje em dia a falta de respeito com a mulher é muita.Em uma parte da musica ele diz:"as jovens viúvas marcadas as gestantes abandonada,não fazem cenas".hoje as mulheres precisam aceitar a realidade,e dar a volta por cima seja qual for a situação.não perca mais o seu valor como mulher,honre a sua sexualidade porque se não foi é porque não era prá ser.
Em outra parte descordo porque ele diz que mulher não tem, sentimento apenas medo.todos nós temos sentimentos e medos pois somos seres-humanos.

A saga da mulher contemporânea:

Esse texto monstra que a mulher evoluiu muito,hoje está mais independente de si mesma,e tem a capacidade de ajudar ao prócimo apenas com as palavras.

Unknown disse...

Olá professora, aqui é a Ana Caroline do 3ºc do Ana Siqueira.
Bom acho essa frase muito machista, pois tem muitos homens que cozinham melhor do que as mulheres. Hoje em dia acho que essa frase nem deve ser dita, porque além de ser uma ofensa as mulheres, é uma frase que aos poucos está mudando já que a mulher está cada vez mais crescendo no mercado de trabalho.
Bom é esse o meu pensamento.

Anônimo disse...

A Mulher na interminável luta pelo preconceito

A mulher sempre foi privilegiada deis do tempo de sua criação,quando foi feita por Deus para ser a companheira de Adão,a partir dali a mulher sempre teve uma importância muito grande para a humanidade.Nos tempos antigos as mulheres deveriam ficar em casa em quantos seus maridos,iam em busca de seus ideais,só cabia a elas serem sempre bonitas,educadas e chefes de lar,as ordem maiores cabiam aos homem,isso sem contar com a obrigação de sempre estar linda,com o uso de acessório até mesmos desagradáveis,como os vestidos longos e pesados e também o espartilho que além de ser totalmente desagradável machucavam as pobres mulheres,com o passar dos anos,essa época de beleza sofrida foi se alterando e a voz das mulheres começaram a ser ouvidas,surgiu as minis saias e roupas mais leves.Mais isso era só uma etapa da total independência que elas tanto sonhavam,ainda havia o sofrimento pelo preconceito, sobre sua capacidades e seus direitos,sendo colocada na sociedade apenas como “empregada do lar”aquela que limpava,lavava,passava e cozinhava para seu marido e filhos,mais a mulher como um outro ser qualquer tem o direito de sonhar,buscar seus sonhos,ter igualdades e direitos e não queria se limitar a essa vida medíocre e continuo lutando por esse seus direitos e ideais.
E hoje percebemos que as mulheres conquistaram o seu espaço na sociedade,hoje as mulheres podem trabalhar de carteira registrada,podem dirigir,podem votar,e só podemos agradecer as nossas ancestrais porque só podemos comemorar o oito de março como o dia internacional da mulher graças aquelas operarias que só queriam buscar seus direitos,sua igualdades elas só queriam realizarem o sonho de serem independentes,hoje não vencemos todos os preconceitos ainda temos homens hipócritas que dizem que “mulher no volante é perigo constante” ainda temos pessoas que olham torto quando vêem uma delegada ou uma mulher como piloto de avião,mais isso é só mais uma etapa que nós devemos lutar e vencer,como aquelas mulheres venceram deixando para nos um pouco mais de respeito e dignidade,e com certeza as mulheres venceram o preconceito lutando com toda sua paciência,força de vontade,fé,inteligência,perseverança e amor e com todo o seu orgulho de ser mulher.

Nome:Jéssica Layne C. Merida n:17 ? série:3C
Ana Siqueira da Silva

Anônimo disse...

Tento em base esses textos, no qual o primeiro nos diz que as mulheres só servem para fazer trabalhos domésticos, só ficam servindo seus maridos, para que quando eles chegarem esteja tudo limpo e feito para eles, isso para mim, é não ter vida própria, parece que elas vivem para seus maridos apenas!
O segundo texto já fala de como o mundo está agora, e ainda bem que mudou agora as mulheres tem seus empregos, sua vida, a maioria não depende mais de seus maridos, e também não é só a mulher que vai para a cozinha, muitos homens ajudando suas esposas nos trabalhos domésticos, já que também a maioria das famílias de hoje homem e mulher trabalha fora.
Eu concordo com isso, apesar de que ainda exista homens que não deixam suas esposas trabalharem que acham que o lugar delas é ficar apenas em casa, limpando e cozinhando para eles, de ter essa diferença entre salário entre homem e mulher e todas mais injustiças. A sociedade esta bem mais racional e sabem que mulheres e homens têm os mesmos direitos!
E outra também, nós mulheres temos um dia em nossa homenagem, um dia só nosso, coisa que os homens não têm.

Nome: Patrícia Piccolo da Costa
Série: 1º B
Escola: Ana Siqueira da Silva
Email: pati_angel_pc@hotmail.com

Unknown disse...

"LUGAR DE MULHER É NA COZINHA"
Acho que essa colocação esta muito errada pois é verdade que mulher na cozinha é uma beleza pois a mulher tem o dom de fazer as coisas muito bem e sempre dar o seu toque especial. Porem lugar de mulher não é na cozinha lugar de mulher é lutando e conquistando o que ela deseja pois se o homem tem esse direito nós mulheres também temos. E apropóisto hoje em dia à muitos homens que se sobresaem na cozinha o que não é raridade.

"MULHERES DE ATENAS"

Acho que as mulheres tem que tomar como exemplo aquelas que tiveram um papel importante na história e que sempre serão lembradas. Não concordo com a musica porque nela diz que as mulheres não tem sentimentos e sim medo. As mulheres tem medo como todo ser humano tem, e as mulheres sabem expressar seus sentimentos melhor que os homens, então por essa razão elas tem sentimentos sim.

"A SAGA DA MULHER COMTEMPORANEA"

As mulheres vem conquistando mais e mais espaço com suas realizações porem vem crescendo tambem o indice de mulheres que são espancadas, estupradas e ameaçadas de alguma maneira que a faça perder seu valor. E esses indices vem crescendo consideravelmente no Brasil que é onde concentra a maior parte desse indice.
Esse texto diz realmente que independente de tudo que a mulher sofre ela vem evoluindo muito desde de muito tempo até hoje, e que amulher tem a unica e exclusiva capacida de ajudar, consolar somente com palavras e ainda a mulher tem uma comprovação que homem nenhum tera que "a parte mais importante do corpo humano não é o cérebro e nem o coração - é o ombro... o ombro amigo."

" ALGO MUITO IMPORTANTE E QUE DEVE SER LEMBRADO PARA SEMPRE É QUE A MULHER SOFRE E SENTE MAIS A MULHER TEM O MELHOR DOS DONS QUE É DAR A LUZ, DAR A VIDA A OUTRO SER OU MELHOR DAR A VIDA A OUTRA MULHER"

ALUNA: Camila Rosa Nascimento
ESCOLA: E.E. Ana Siqueira da Silva
SÉRIE: 3ºc ATUALMENTE SALA: 16

profª lhe digo que esse é um tema muito importante e que foi otimo ele ter sido abordado...

sem mais,
CAMILA ROSA NASCIMENTO

Anônimo disse...

Eu acho que esta frase é uma das que amis destroem famólias, pois, nenhuma mulher gosta, e nem merece, ser tratada assim.
As mulheres estão conquistando cada vez mais o mundo em que as mulheres não entravam antigamente, por causa do preconceito e das mentes fracas e poluídas dos homens de antigamente.As mulheres hoje conquistaram muitos empregos que levou este penasamendo para o fundo do poço, porém, ainda com o preconceito, chegam a ganhar metade do salário que um homem ganha no mesmo trabalho, e ainda as vezes sem benefícios.
A mulher, por outro lado, está procurando seus direitos, o que é muito legal da parte delas, pois, sem luta não há nada.
Eu tenho muito orgulho disso, e digo para todas as mulheres que querem mais do que lavar, passar e cozunhar na vida, VÃO ATRAZ DO QUE É SEU POR DIEITO.

Anônimo disse...

Eu acho que esta frase é uma das que amis destroem famólias, pois, nenhuma mulher gosta, e nem merece, ser tratada assim.
As mulheres estão conquistando cada vez mais o mundo em que as mulheres não entravam antigamente, por causa do preconceito e das mentes fracas e poluídas dos homens de antigamente.As mulheres hoje conquistaram muitos empregos que levou este penasamendo para o fundo do poço, porém, ainda com o preconceito, chegam a ganhar metade do salário que um homem ganha no mesmo trabalho, e ainda as vezes sem benefícios.
A mulher, por outro lado, está procurando seus direitos, o que é muito legal da parte delas, pois, sem luta não há nada.
Eu tenho muito orgulho disso, e digo para todas as mulheres que querem mais do que lavar, passar e cozunhar na vida, VÃO ATRAZ DO QUE É SEU POR DIEITO.

Desculpe postar de novo, eusqueci disso:
Gabriel elias pescador

Série: 3ºC

Escola: Ana Siqueira da Silva

Anônimo disse...

o dia da mulher, começou por causa de fortes lutadores q lutavam pelos seus direitos, graças a elas nos conseguimos os diritos que temos hoje.
O dia da mulher deve ser comemorados por todos, por que no dia 8 de março foi o dia que marco nossas vidas.
Eu não sei voce mais eu comemoro esse dia, todos os dias por que todo o dia é dia da mulher...

Lilian...

Anônimo disse...

o dia da mulher, começou por causa de fortes lutadores q lutavam pelos seus direitos, graças a elas nos conseguimos os direitos que temos hoje.
O dia da mulher deve ser comemorados por todos, por que no dia 8 de março foi o dia que marco nossas vidas.
Eu não sei voce mais eu comemoro esse dia, todos os dias por que todo o dia é dia da mulher...

Lilian...